_Curso de ensino superior gratuito com nota máxima do Inep
_Três anos de duração
_Aulas em período integral
_Moradia, transporte e alimentação custeados pela escola
_Computador pessoal para uso durante todo o curso
_Título de bacharel em Ciência e Tecnologia
*O Curso
Um convite aos curiosos e sonhadores
O Curso

Currículo

Ensino

Imersão

O Curso
Ensino Aprendizagem
_Formação multidisciplinar e interdisciplinar, baseado no ensino ativo com significado e na dialogicidade
_Salas de aula diferenciadas, com estações de trabalho para grupos de alunos e recursos multimídia
_Equipe formada por cientistas seniores e jovens pesquisadores com doutorado e pós-doutorado
_Laboratórios úmido, seco, de biomicroscopia e de equipamentos especiais
_Estúdio de gravação e edição de vídeos, sala de estudos, biblioteca e área de convivência
Currículo
_Ciências da vida: biologia celular, biologia molecular, bioquímica, ecologia, genética e botânica
_Ciências da matéria: mecânica clássica, termodinâmica, teoria do eletromagnetismo, mecânica quântica, sistemas orgânicos e nanotecnologia
_Linguagens matemáticas: álgebra linear, probabilidade estatística, ciência de dados, análise e modelagem
_Humanidades e empreendedorismo: cultura clássica, ciência moderna, ética, inovação, gestão de projetos, cultura digital, cultura e sociedade
Imersão CNPEM
_Vivências regulares semanais no ambiente de pesquisa de fronteira do CNPEM desde o início do curso
_Palestras com pesquisadores
_Acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos no centro nacional
_Acesso ao uso de equipamentos de alta tecnologia
_Desenvolvimento do projeto final do curso no CNPEM, com imersão total nos seus laboratórios avançados
Grade Curricular

1º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 1º Semestre | Álgebra linear | 30 |
| Integrais de várias variáveis | 30 | |
| Lógica computacional | 30 | |
| Funções de variáveis reais | 30 | |
| Dinâmica | 30 | |
| Fundamentos da matéria | 30 | |
| Termodinâmica | 30 | |
| Energia em sistemas vivos I | 30 | |
| Forma, função e informação | 30 | |
| Ciência moderna | 30 | |
| Laboratório de Humanidades I | 30 | |
| Práticas básicas de laboratório | 120 | |
| Práticas em ciência de dados | 60 | |
| Imersão no CNPEM I | 60 |
2º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 2º Semestre | Álgebra linear computacional | 30 |
| Equações diferenciais | 30 | |
| Probabilidade e estatística | 30 | |
| Eletromagnetismo | 30 | |
| Fundamentos da quântica | 30 | |
| Orgânica | 30 | |
| Estrutura e função das proteínas | 30 | |
| Tempo em sistemas vivos I | 30 | |
| Ciência na segunda modernidade | 30 | |
| Laboratório de humanidades II | 30 | |
| Aprendizado de máquina | 60 | |
| Laboratório avançado I | 60 | |
| Iniciação à pesquisa I (CNPEM) | 120 | |
| Integração Curricular da Extensão I | 125 |
3º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 3º Semestre | Série e transformadas | 30 |
| Análise numérica | 30 | |
| Dinâmica avançada | 30 | |
| Teoria quântica | 30 | |
| Termodinâmica avançada | 30 | |
| Decodificação da informação genética | 30 | |
| Tempo em Sistemas Vivos II | 30 | |
| Modelagem de empreendimentos inovadores | 30 | |
| Antinomia cultura-natureza | 30 | |
| Laboratório Humanidades III | 30 | |
| Redes neurais e algoritmos genéticos | 60 | |
| Laboratório avançado II | 60 | |
| Iniciação a pesquisa II | 120 | |
| Integração curricular da extensão II | 50 |
4º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 4º Semestre | Otimização | 30 |
| Biomatemática | 30 | |
| Matéria condensada I | 30 | |
| Átomos, moléculas e eletrônica molecular | 30 | |
| Fundamentos estatísticos da termodinâmica | 30 | |
| Cinética química | 30 | |
| A célula e suas interações I | 30 | |
| Ciências ambientais | 30 | |
| A grande aceleração no Antropoceno | 30 | |
| Laboratório Humanidades IV | 30 | |
| Simulação atomística | 60 | |
| Laboratório Avançado III | 60 | |
| Iniciação à pesquisa III (CNPEM) | 120 | |
| Integração Curricular da Extensão III | 225 |
5º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 5º Semestre | Espaços normados | 30 |
| Matéria condensada II | 30 | |
| Matéria condensada mole | 30 | |
| A célula e suas interações II | 30 | |
| Energia em sistemas vivos II | 30 | |
| Cultura digital | 30 | |
| Práticas computacionais avançadas | 60 | |
| Laboratório Avançado IV | 60 | |
| Iniciação à pesquisa IV (CNPEM) | 180 | |
| Integração Curricular da Extensão IV | 50 |
6º Semestre
| Semestre | Disciplina | Carga Horária |
| 6º Semestre | Iniciação à Pesquisa V (CNPEM) | 30 |
| Tópicos Avançados em Ciências | 300 |
Imersão CNPEM
A disciplina de Imersão no CNPEM, presente do 1o ao 6o semestre do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da Ilum, representa uma das mais importantes na grade curricular do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da Ilum. Através dela o aluno será introduzido à prática científica de forma intensiva e interdisciplinar, se beneficiando da infraestrutura dos laboratórios do CNPEM. Oferecida em todos os semestres do curso de BCT da Ilum, a disciplina tem como objetivo principal acelerar o amadurecimento do aluno no fazer científico. A Imersão no CNPEM é semestralmente planejada e as atividades propostas estão integradas com as disciplinas teóricas cursadas pelos alunos em cada semestre, de forma a melhorar o aproveitamento da experiência vivida nos laboratórios e áreas do CNPEM.
As temáticas dos projetos a serem desenvolvidos estão integradas com as linhas de pesquisa e expertises do CNPEM, incluindo:
- Automação, robótica, instrumentação e computação científica;
- Ciências dos materiais e nanotecnologia;
- Biologia molecular, celular e microbiologia;
- Recursos naturais, biotecnologia, processos tecnológicos;
- Espectroscopias e técnicas de imagearia.
O Egresso
De alunos a profissionais valiosos
Aqui, na Ilum, não formamos especialistas. Valorizamos a formação integral. Acreditamos que todo desenvolvimento científico-tecnológico envolve multisaberes. E é este profissional que vai se destacar, aquele preparado para lidar de forma ampla com os desafios do presente e do futuro. Pensar como um cientista demanda olhar as ciências com uma abordagem interdisciplinar. Esta é a chave para resolução dos problemas complexos do mundo: a capacidade de integrar diferentes áreas. Dessa forma, o aluno da Ilum terá oportunidade de criar bases sólidas que permitam uma atuação em vários campos do conhecimento.
Pesquisador Acadêmico








