Mariana Melo Pereira é a representante do Sudeste na iniciativa que incentiva a participação feminina na ciência
A estudante Mariana Melo Pereira, do primeiro ano da Ilum Escola de Ciência, a faculdade do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), foi escolhida como representante da região Sudeste no Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025, uma das mais importantes iniciativas nacionais de incentivo à participação feminina na ciência.
Natural de Campinas, Mariana integra um seleto grupo de jovens reconhecidas pela trajetória acadêmica e pelo engajamento em atividades de pesquisa e formação científica.
O prêmio é concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a alunas, professoras e tutoras que participaram do programa Futuras Cientistas, promovido em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). Na categoria “alunas” concorrem as jovens que foram aprovadas em faculdades públicas. Como critério final, o desempenho no Enem classifica a premiada em cada região do país.
“Fiquei bem surpresa e bem contente. Quando parei para pensar em quantas meninas há na região Sudeste e vi meu nome como representante, foi uma sensação indescritível”, conta Mariana, que participou do programa Futuras Cientistas em 2024, quando teve a oportunidade de conhecer a Ilum e o CNPEM. Foi o Futuras Cientistas que despertou o interesse dela em cursar o bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum.
Durante a premiação, que foi realizada de maneira on-line, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, reforçou a importância de incentivar cada vez mais o ingresso de mulheres e de minorias no universo científico. “Que nós possamos levar a voz da Ciência para comunidades, povos originários e todo o Brasil. Só desta forma, a ciência brasileira será cada vez melhor. É fundamental que sigamos não só concedendo todos os prêmios que estamos prevendo, mas ampliando o número de premiações”.
“Programas como o Futuras Cientistas são essenciais para que nós, meninas, possamos pertencer a esse lugar da ciência. Eles mostram que somos capazes e que o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirma Mariana, que está próxima de encerrar o primeiro ano na graduação da Ilum.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).







