A proposta pedagógica da Ilum, com modelo de ensino inovador, motivou o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba, Claudio Furtado, a visitar o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM, e também a faaculdade do Centro nos dias 29 e 30 de julho. O Secretário foi acompanhado pela Assessora Técnica de Gestão, Iolanda Cortez, e pelo Professor da Universidade Estadual da Paraíba, José Jamilton Rodrigues dos Santos.
O principal objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo de ensino e a infraestrutura da Ilum para que o Estado da Paraíba tenha também uma instituição de ensino semelhante. “Nossa intenção é que possamos, dentro das características do local, repetir a ideia na Paraíba. Essa visita é para ‘beber na fonte’ e, em parceria com a Ilum, implantarmos no futuro um curso em Ciência e em outras áreas também. Importante olharmos para esta vertente de ter um aprendizado baseado em problemas”, disse o Secretário.

Cláudio Furtado é físico de formação. Como pesquisador, atuou nas áreas de Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Em outubro de 2024, ele foi reconhecido entre os pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com a editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, nos EUA. “O que eu mais gostei na Ilum é que já há uma imersão dos estudantes no dia-a-dia da ciência. Os alunos começam a construir um currículo em que, desde cedo, trabalham com iniciação científica, com equipamentos e técnicas que os fazem fixar melhor o que foi aprendido de forma teórica”, disse Furtado.
No primeiro dia da visita, o trio foi recepcionado pelo coordenador pedagógico da Ilum, Nelson Studart, que fez uma apresentação da Escola e um tour pelas salas e laboratórios. No período da tarde, a professora Ana Zeri os acompanhou em uma visita guiada ao Sirius, acelerador de partículas que, assim como a Ilum, faz parte do CNPEM. No segundo dia, o grupo pôde acompanhar a visita de integrantes do Ministério da Educação à Ilum e conhecer mais detalhes do projeto pedagógico da Escola.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).






