Projeto que existe há quase 40 anos financia talentos de diferentes áreas do conhecimento
A estudante do último ano do bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum, Gabriela Frajtag, está entre os bolsistas selecionados em 2025 do Programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos que identifica e impulsiona o potencial de jovens brasileiros a cada nova geração. Desde 1991, a iniciativa auxilia jovens estudantes a seguirem seus estudos, por meio de recursos financeiros. A inclusão nesta seleta lista ainda agrega contatos e troca de conhecimentos com personalidades importantes nas áreas da Educação, Ciência, Política e Administração.
“É uma honra muito grande. Sempre tive vontade e esperança de fazer parte desta comunidade, que tem tantas pessoas muito bem-sucedidas é algo que me dá muito orgulho. Olhar para a minha história e pensar: as coisas estão se encaminhando bem”, disse Gabriela.

Para a estudante da Ilum, que atualmente tem a sua formação garantida por conta dos benefícios oferecidos pela Escola de Ciência, como moradia, alimentação e transporte, a conquista da bolsa é principalmente importante para garantir uma rede de contatos qualificada na sequência da sua formação em Ciência e Tecnologia.
“O principal pra mim, de fato, é a rede de contatos e de apoio. Saber que se eu tiver alguma dúvida seja acadêmica, filosófica ou bem técnica, eu terei um grupo de pessoas muito qualificadas que poderão me auxiliar. E há muitos cientistas nesta rede, o que é algo muito bom.”
Para alcançar uma das 40 bolsas oferecidas em 2025, Gabriela passou por um extenso processo seletivo, que incluiu 3 encontros remotos para avaliação psicológica, teste de raciocínio e entrevista técnica. Na etapa final, um painel reuniu bolsistas atuais e os aspirantes a novas vagas em uma extensa dinâmica realizada na cidade de São Paulo. O anúncio dos novos bolsistas ocorreu no dia 27 de junho. Em primeiro de setembro, um evento em São Paulo marca o encontro de todos os participantes do Programa da Fundação, desde 1991, e deve estreitar as relações dos novos selecionados.
Sobre a Ilum
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores. ilum.cnpem.br
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC). cnpem.br