Evento da faculdade do CNPEM, que reúne jovens do Ensino Médio e entusiastas da área, têm inscrições abertas de 11 de agosto a 14 de setembro
Já estão abertas as inscrições para o Ilum de Portas Abertas, evento anual da graduação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Em 4 de outubro, estudantes do Ensino Médio e demais visitantes poderão conhecer de perto a proposta pedagógica inovadora da Ilum Escola de Ciência, graduação pública e gratuita que alia pesquisa de ponta, experimentação e formação cidadã. As inscrições vão de 11 de agosto a 14 de setembro e podem ser feitas pelo site. Grupos escolares podem se inscrever pelo e-mail comunica@cnpem.br.
O Ilum de Portas Abertas já faz parte do calendário tradicional da Escola e envolve diretamente os estudantes e professores do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Juntos, eles preparam atividades práticas inspiradas em projetos desenvolvidos ao longo do curso, especialmente para os visitantes. Durante o evento, será possível conversar com alunos e docentes, conhecer os laboratórios e entender de perto a proposta pedagógica da Ilum, uma formação interdisciplinar com foco na resolução de problemas reais. Um dos diferenciais do curso é a vivência científica desde o primeiro semestre, com os estudantes atuando ao lado de pesquisadores nos laboratórios do CNPEM.
“É um evento acolhedor e inspirador, para estudantes do Ensino Médio curiosos e interessados nas diversas áreas da ciência. Vamos apresentar práticas de ensino e pesquisa do cotidiano da graduação da Ilum construídas pelos próprios alunos, criando um diálogo direto entre a instituição e jovens apaixonados pela ciência”, diz Vinícius Wasques, professor e organizador do Ilum de Portas Abertas. “É uma oportunidade valiosa de mostrar à sociedade a formação de nossos jovens cientistas e de aproximar o público do ambiente acadêmico e científico que construímos com tanto cuidado.”
Uma das centenas de jovens que visitaram o Ilum de Portas Abertas em 2024 era Mariana Melo Pereira, hoje no primeiro ano da graduação da Ilum. “Conhecemos laboratórios, salas de aulas, projetos dos alunos, jogos de matemática e metodologia”, lembra. O que mais a motivou a seguir a carreira científica, conta Mariana, foram as palestras — em especial a da professora Juliana Smetana, que apresentou o dia a dia dos alunos. Mas o primeiro ano na Ilum “superou as expectativas“, diz.
Além de gratuito, o evento ainda apresenta diferenciais da Ilum. como a infraestrutura avançada, o processo seletivo diferente dos convencionais vestibulares e os benefícios oferecidos na graduação. O Ilum de Portas Abertas foi instituído pelo calendário de atividades de Integração Curricular da Extensão do curso, pensado para atrair jovens com interesse em carreiras relacionadas à biologia, química, matemática, ciência de dados, física e tecnologia.
Inscrições para processo seletivo 2025 começam em 1º de setembro
Os estudantes interessados em ingressar na Ilum em 2026 devem ficar atentos às inscrições que serão abertas em 1º de setembro e encerradas em 15 de dezembro. A seleção para as 40 vagas prevê três fases: inscrição do formulário no site e envio de uma carta de interesse; nota do Enem e entrevistas individuais com os 250 candidatos pré-selecionados.
Além do ensino gratuito, os estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia têm garantido transporte, alimentação, moradia, notebook, aulas de inglês e apoio psicológico ao longo dos três anos de curso.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).