Escola de Ciência oferece formação gratuita e integral em três anos, com moradia, alimentação e acesso a laboratórios de ponta
Estão abertas as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo da Ilum Escola de Ciência, a faculdade do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP). A instituição de ensino tem proposta inovadora e interdisciplinar edisponibiliza 40 vagas a cada anopara o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (curso superior), das quais metade é destinada a jovens de escolas públicas.
O curso tem duração de três anos, com acesso garantido a moradia, alimentação, transporte, notebook, aulas de inglês e apoio psicológico. Além disso, os estudantes têm a oportunidade única de utilizar os laboratórios de ponta do CNPEM, que abriga o acelerador de partículas Sirius, maior equipamento científico do país, durante o período de formação, quando podem manter contato direto com pesquisadores que desenvolvem projetos na fronteira do conhecimento.

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum abre portas para jovens que sonham em se tornar cientistas. Como o curso tem proposta interdisciplinar, os alunos cumprem uma grade curricular diversa com Química, Física, Matemática, Biologia, Inteligência Artificial, Empreendedorismo e Humanidades, o que os prepara para aproveitar inúmeras oportunidades de carreira. As possibilidades vão desde seguir na área acadêmica, dando continuidade aos estudos com mestrado e doutorado, até partir para uma trajetória em pesquisa em instituições públicas e privadas ou em empresas de tecnologia de ponta.
“Na Ilum, o estudante tem nome e sobrenome, é acompanhado o tempo todo pelos professores, que estão na instituição em tempo integral. Além disso, mais da metade da carga horária é destinada a atividades práticas em laboratórios de fronteira”, diz Adalberto Fazzio, diretor da Escola.
Os candidatos têm até o dia 15 de dezembro para fazer a inscrição no site da Escola. A seleção dos 40 aprovados para a graduação em Ciência e Tecnologia inclui três etapas: o preenchimento do formulário de inscrição, em que o candidato também escreve uma carta com suas experiências e motivos que o levaram a escolher o curso, inserção da nota do Enem, que seleciona os 250 mais bem classificados e, por fim, entrevistas individuais dos selecionados com a comissão de avaliação da Ilum.
“Buscamos estudantes com um perfil interdisciplinar, ou seja, que queiram estudar problemas que envolvam matemática, física, química, biologia e computação, sem deixar de lado o lado humanístico dos impactos da ciência. Nas entrevistas individuais, fazemos perguntas sobre o perfil do aluno e sobre questões de conhecimento geral para identificar jovens que gostem de trabalhar em grupo e que encarem desafios como oportunidades para aprender, ter novas ideias e questionar paradigmas”, diz James Moraes de Almeida, presidente da Comissão do Processo Seletivo e professor da Ilum.
As entrevistas serão realizadas de maneira remota em janeiro de 2026, e a primeira lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 29 de janeiro.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).