
Coordenadora de Pesquisa e Laboratórios da Ilum, Valéria Spolon Marangoni, apresenta os laboratórios da Escola ao secretário Inácio Arruda
A Ilum Escola de Ciência recebeu, na terça-feira (18/03), a visita de Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Interessado em conhecer de perto a proposta de ensino e a infraestrutura da faculdade do CNPEM, Arruda foi recebido pelo diretor da Ilum, Adalberto Fazzio. O secretário elogiou a contribuição do bacharelado em Ciência e Tecnologia para a formação de jovens que vão ter papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e para o ambiente científico do país.
“É uma Escola muito linda, muito integrada, que oferece muita qualidade e uma formação especial. Mostra que nós temos capacidade de melhorar muito a educação científica do Brasil”, disse Arruda, que visitou laboratórios que dispõem de equipamentos de ponta, utilizados pelos estudantes ao longo do curso. A visita foi acompanhada também pelo coordenador acadêmico da Ilum, Nelson Studart, pela coordenadora de Pesquisa e Laboratórios, Valéria Spolon Marangoni e pelos professores da Escola.
Outro ponto alto da visita foi a interação com os estudantes, quando o secretário destacou a diversidade de sotaques e a representatividade de culturas de várias regiões do país em sala de aula. A graduação da Ilum — que oferece ainda benefícios como estadia e alimentação — tem atualmente matriculados jovens das cinco regiões do Brasil. Para garantir um ambiente de estudo inclusivo e diverso, a instituição destina metade das vagas a estudantes de escolas públicas.

Secretário Inácio Arruda e diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, conversam com estudantes da Escola
Depois de conhecer detalhes do projeto pedagógico, das atividades e ter acesso a toda a infraestrutura da Escola, Arruda falou sobre suas impressões: “Eu saí muito entusiasmado. É claro que queremos uma Escola dessa em cada canto do país. Vamos aperfeiçoar o que nós temos e depois vamos replicar. O principal trabalho do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia é replicar aquilo que está dando certo, que funciona e que melhora a formação do povo brasileiro na área de Ciência e, sobretudo, na educação científica do povo brasileiro.”
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.