Conhecer a Ilum e o CNPEM foram experiências bastante marcantes para nossos alunos. A escola inova ao propor metodologias de aprendizado por projetos que incentivam, entre outras coisas, o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, criatividade e o gosto pela pesquisa com a condução do trabalho por corpo docente altamente qualificado. Além disso, os laboratórios chamaram muito a atenção pelos equipamentos modernos que permitem um aprendizado prático e sintonizado com as necessidades do mundo contemporâneo.

De forma geral, foi possível verificar que no Brasil se desenvolve pesquisa científica de altíssima qualidade nas mais diversas instituições públicas, o que denota a importância dos investimentos em institutos como a Ilum, que permitem o trabalho dos alunos de maneira mais autônoma, desenvolvendo estudos de forma interdisciplinar e baseadas no método científico.

Em nome da ETEC Rosa Perrone Scavone, agradeço a oportunidade da visita e espero voltar com um novo grupo de alunos em breve. Entendemos que é necessário ao aluno da escola pública ter a percepção de que ele pode estudar numa instituição científica de ponta como a Ilum onde terá formação sólida e de qualidade, com boas perspectivas para seu futuro profissional e pessoal.

read more
Márcio Adriano BredariolProf. Dr. Márcio Adriano Bredariol Coordenador de Projetos responsável pela Coordenação Pedagógica Professor de Geografia ETEC Rosa Perrone Scavone - Itatiba Centro Paula Souza

O sonho de muitos jovens começa a ser realizado – ser cientista, pesquisador, protagonista da sua formação. A Ilum, escola de ensino superior interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação, idealizada no CNPEM, veio para dar oportunidade a esses futuros cientistas. Com um modelo inovador, metodologia ativa de ensino, ênfase no trabalho colaborativo, com aulas de teoria e prática mediadas por professores capacitados que incentivam e oferecem condições para que os alunos encontrem as respostas para as indagações formuladas por eles, essa escola com ensino de excelência, gratuito, merece aplausos de toda população. Sua importância no cenário da educação superior é imensurável, pois esse é o local das respostas, do encontro, da curiosidade à criação. Gratidão a todos os professores, aos idealizadores dessa instituição e vibrações positivas aos futuros cientistas do Brasil. Parabéns para cada “jovem Ilum” pelas conquistas do dia a dia! Que a luz que os guia seja sempre maior. “O mundo precisa de mentes curiosas e questionadoras” (Ilum).
read more

Hercilia Maria Fayão BenetiProfessora da Universidade Federal de Goiás, Jataí (GO), avó dos alunos Isabela Bento Beneti e Gustavo Alves Beneti

A ciência é extraordinária e através dela buscamos entender e, em muitos aspectos, até mesmo transformar o mundo que nos cerca. Assim, a Ilum chegou no cenário brasileiro com uma proposta incrível, onde diariamente os estudos interdisciplinares, as pesquisas, as práticas e vivências têm o intuito de formar os futuros cientistas que serão capazes de protagonizar ações sólidas diante dos inúmeros e diversos desafios que a sociedade enfrenta nos mais diferentes níveis. Tal iniciativa é extremamente valorosa visto que, além de engrandecer nossos jovens, mostra a importância da ciência e da educação para o desenvolvimento. Parabéns, Ilum, o mundo agradece!
read more

Mônica Van PüttenMãe da aluna Débora Van Putten Chaves

A Ciência é sobre a natureza e utiliza a matemática como linguagem. O que une os dois campos são os experimentos, que caracterizam os fenômenos por medidas quantitativas, abrindo as portas para a modelagem matemática. Tradicionalmente, os bacharelados nas várias ciências (física, química, biologia) focam no aprendizado dos modelos e das técnicas de medidas em uma determinada disciplina. Hoje, a resolução dos problemas aos quais precisamos fazer frente são essencialmente multidisciplinares, e os cientistas aprendem a conversar com outras áreas depois de formados. A Ilum possibilita a formação de cientistas já em contato com diferentes disciplinas, com  uma infraestrutura que possibilita experimentos de última geração, facilitando o contato com cientistas de múltiplas áreas. É uma ideia de vanguarda, proposta sobre bases sólidas, que resultará em uma formação especial para os cientistas que dali saírem: farão diferença nos ambientes em que vierem a atuar.

read more
Rita Maria Cunha de AlmeidaProfessora no Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

O ensino superior brasileiro de ciências tem uma nova estrela: Ilum. Um modelo em que o aluno é mais do que simples agente: é protagonista de seu próprio desenvolvimento. Um modelo em que o aluno não fala de pesquisa, pratica pesquisa. Um modelo em que o aluno quer aprender, pois o ensinado é usado por ele mesmo.  Um modelo que, ao longo do tempo, vai, espero, influenciar muito o sistema de ensino superior brasileiro.

read more
Pedro WongtschowskiPresidente do Conselho de Administração da Ultrapar

Se eu estivesse numa graduação neste momento, estaria louca para entrar na Ilum. Vivemos num mundo tão disruptivo que as transformações são muito frequentes. O que vai possibilitar o salto do Brasil, e o salto cada vez maior de competitividade, é o desenvolvimento tecnológico. Formar profissionais que tenham uma bagagem científica e uma mentalidade empreendedora e inovadora, seja intraempreendedorismo, seja para criar novos negócios disruptivos, necessita uma capacitação. Esse é o grande aporte da Ilum, desafiar os alunos a trabalharem mais efetivamente em projetos no desenvolvimento de novas tecnologias, abordando a inovação como um todo, olhando a cadeia de desenvolvimento de um novo conhecimento de forma a gerar mais benefícios para a sociedade.

read more
Patricia Magalhães ToledoCoordenadora da Área de Inovação do CNPEM

A Ilum Escola de Ciência nasce com um conceito educacional inovador e atual para atender à necessidade brasileira de formação de cientistas capacitados em ciência e tecnologia. Os alunos iniciarão sua jornada acadêmica focados em aprendizagens necessárias para resolver os problemas do futuro em meio ambiente, energia e saúde. Terão contato com metodologias de última geração para entender a matéria, desde a teoria e métodos computacionais até a prática, e sua interação no mundo. Através da imersão dos alunos no habitat científico e tecnológico do CNPEM e seus Laboratórios Nacionais, os Ilums vivenciam como os problemas científicos atuais são abordados e podem correlacioná-los com a sua grade curricular. Dessa forma, eu tenho a plena convicção de que os Ilums poderão atuar no mercado de trabalho para impulsionar o Brasil no crescimento científico e tecnológico e, potencialmente, se tornarem os futuros líderes intelectuais da nossa próxima geração de cientistas.

read more
João Batista Souza JuniorPesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM

Um dos requisitos essenciais para a vida científica, na minha opinião, é coragem. Coragem, curiosidade e carinho. A Ilum, e os alunos que apostaram suas vidas nesta ideia, representam coragem pura. Coragem para fazer acontecer e depois se entregar ao processo, à medida que todos aprendem juntos. Como construir as asas em pleno voo, mas com os melhores planos e instrutores. A estrutura física da escola é muito instigante, traz memórias do início do LNLS, e impressiona o acervo da biblioteca que foi montada, além dos espaços de aprendizado. Também doei vários livros, pois acho que nada se compara ao contato, ao carinho que um livro pode transmitir por gerações. Livros são portais, e na proposta da Ilum estes mergulhos individuais na leitura serão essenciais. Como embaixatriz do LNLS junto à Ilum, tenho tido oportunidades de interagir com os alunos e facilitar o acesso deles. Eles têm oportunidade de visitar os laboratórios, assistir a palestras e saber mais sobre o trabalho de cada um, e terão tempo para participar de trabalhos de pesquisa e inovação. Os alunos poderão interagir diretamente com pesquisadores do CNPEM como um todo, o que aguça a curiosidade, e requer coragem e carinho, de todas as partes envolvidas.
read more

Ana Carolina de Mattos ZeriPesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do CNPEM

O CNPEM, desde sua criação, carrega um forte legado em treinamento científico de jovens talentos em suas escolas e programas de estágio, como o programa de bolsas de verão. Ir muito além e criar uma escola de ensino superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, com um modelo de ensino inovador, parecia uma iniciativa ousada e extremamente desafiadora. Mas, seus criadores materializaram os seus sonhos e transpuseram as primeiras grandes barreiras. Eles colocaram em curso uma verdadeira revolução na forma de se ensinar CT&I, com a melhor infraestrutura para essa formação no País, e com métodos educacionais inovadores que permitem que sonhemos muito alto com o futuro desta nova geração de cientistas. O contato que tive com os alunos da primeira geração da Ilum mostram que o processo seletivo foi também brilhante e que o futuro promete!
read more

Harry Westfahl Jr.Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do CNPEM

A Ilum oferece um ambiente único de aprendizagem, onde os alunos são protagonistas. A grade curricular foi cuidadosamente elaborada, pensando em formar profissionais capacitados para desenvolver a ciência do futuro. Em vez de aulas expositivas convencionais, o conteúdo é apresentado por meio de atividades interativas, que envolvem debates, resolução de problemas, e o uso de recursos digitais. As aulas práticas contam com laboratórios muito bem equipados e organizados e não se baseiam apenas na demonstração de equipamentos e métodos, mas na resolução de problemas científicos. Além disso, os alunos têm à disposição uma biblioteca completa e atualizada, além de acesso a portais de periódicos e notebooks individuais.
read more

Juliana Helena Costa SmetanaDocente da Ilum e Pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM