Quando vejo a infraestrutura oferecida pela Ilum, não só nas suas próprias instalações, mas também com acesso à infraestrutura do CNPEM, fico imaginando o prazer que os alunos poderão desfrutar ao realizarem seus projetos tendo à disposição não só os equipamentos e oficinas, mas uma equipe de professores e especialistas tão animados com os projetos quanto eles.
Estudar ciências é muito bom, e poder fazer ciência, seja resolvendo uma equação, usando um microscópio eletrônico, ou montando um experimento, é ainda mais estimulante e enriquecedor. Entender o limite da técnica, repetir exaustivamente até entender os erros, discutir com os colegas rotas alternativas transformam cada acerto em algo inebriante e viciante, que te faz procurar por novos desafios.
A Ilum foi concebida com o intuito de desafiar os alunos, oferecendo-lhes uma oportunidade única no país de acesso a uma infraestrutura de ponta, com uma equipe focada em extrair o máximo de cada um deles. Permeando todo esse esforço, existe ainda a preocupação com a formação humanística do aluno. O desafio não é só o de formar futuros cientistas, mas de formar cientistas que entendam o contexto e a importância da ciência para o mundo, mas principalmente para um país como o Brasil.
Espero que os novos alunos possam desfrutar e degustar essa nova experiência Ilum, que está sendo pensada em cada detalhe para que eles enfrentem as futuras entrevistas com a certeza de estarem bem preparados.