A Ilum é uma iniciativa inovadora que oferece para os jovens um novo e rico itinerário para uma formação em ciências. As atividades de ensino-aprendizagem serão realizadas em uma ambiência de metodologias ativas com total imersão dos estudantes no dia a dia da pesquisa realizada no CNPEM, centro que atua na fronteira da ciência desenvolvendo pesquisa, instrumentação, e, que por ser aberto e multiusuário, é um espaço que naturalmente articula a comunidade científica (nacional e internacional) e a indústria de diferentes áreas do conhecimento. Esse arranjo cria uma atmosfera estimulante, desafiadora e fértil para a formação de cientistas inovadores. A presença forte da computação como habilidade transversal é um diferencial em relação às formações que são tradicionalmente oferecidas pelas universidades. Formar os estudantes por meio da atividade de pesquisa é um movimento inspirador e tem enorme potencial para servir de modelo para implementar mudanças transformadoras no tradicional ensino superior brasileiro.
read more

Antonio Gomes Souza FilhoProfessor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Quando vejo a infraestrutura oferecida pela Ilum, não só nas suas próprias instalações, mas também com acesso à infraestrutura do CNPEM, fico imaginando o prazer que os alunos poderão desfrutar ao realizarem seus projetos tendo à disposição não só os equipamentos e oficinas, mas uma equipe de professores e especialistas tão animados com os projetos quanto eles.

Estudar ciências é muito bom, e poder fazer ciência, seja resolvendo uma equação, usando um microscópio eletrônico, ou montando um experimento, é ainda mais estimulante e enriquecedor. Entender o limite da técnica, repetir exaustivamente até entender os erros, discutir com os colegas rotas alternativas transformam cada acerto em algo inebriante e viciante, que te faz procurar por novos desafios.

A Ilum foi concebida com o intuito de desafiar os alunos, oferecendo-lhes uma oportunidade única no país de acesso a uma infraestrutura de ponta, com uma equipe focada em extrair o máximo de cada um deles. Permeando todo esse esforço, existe ainda a preocupação com a formação humanística do aluno. O desafio não é só o de formar futuros cientistas, mas de formar cientistas que entendam o contexto e a importância da ciência para o mundo, mas principalmente para um país como o Brasil.

Espero que os novos alunos possam desfrutar e degustar essa nova experiência Ilum, que está sendo pensada em cada detalhe para que eles enfrentem as futuras entrevistas com a certeza de estarem bem preparados.
read more

Regis Terenzi NeuenschwanderCoordenador da área de Ciências Aplicadas - Engenharia e Tecnologia, CNPEM

Ter a oportunidade de estudar num ambiente como o da Ilum, onde os alunos e professores estão lado a lado, é algo muito diferenciado na educação superior no Brasil. Tenho certeza de que esta experiência moldará profissionais bem diferente dos que temos usualmente e que este é, sim, o futuro. Fazer isso dentro de um ecossistema como o do CNPEM é colocar esses futuros profissionais cara a cara com uma diversidade de pessoas e profissionais que não apenas fazem pesquisas de alto impacto como também têm a missão de mostrar que no Brasil podemos fazer ciência de ponta. Todo esse convívio de alto impacto, com certeza, vai ser um grande motivador da inovação já inerente a esta nova geração. Além disso, esse olhar jovem vai trazer uma provocação a nós que estamos inseridos na pesquisa e que, às vezes, nos perdemos no dia a dia e não olhamos com tantos questionamentos para os problemas da ciência.
read more

Juliana Conceição TeodoroPesquisadora do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) do CNPEM

Ter iniciativas para produzir jovens mais bem preparados e motivados para aceitarem os desafios que a sociedade nos apresenta, é uma das missões mais importantes para progredirmos na direção certa.  Não basta apenas educar, é preciso educar bem, não basta apenas informar, é preciso formar bem, e não basta apenas frequentar a escola, é preciso vivê-la. Esta missão não é fácil e muitas iniciativas estão sendo feitas para avançarmos. O projeto Ilum- Escola de Ciência do CNPEM, vem procurando inovar para podermos acelerar a formação de nossos jovens, estabelecendo modelos que poderão ser seguidos por muitos.  Precisamos dar condições a quem tem firmeza e determinação naquilo que quer.
read more

Vanderlei S. BagnatoProf. Titular do IFSC-USP, São Carlos - SP

Tive o privilégio de conhecer o projeto da Ilum – Escola de Ciência e acompanhar seus primeiros passos. Além das inovações pedagógicas, cruciais para a formação de cientistas modernos e com espírito multidisciplinar, o que me chamou a atenção é o seu propósito: contribuir diretamente para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil.

Como conhecedor da educação superior, eu saúdo o nascimento de mais um projeto inovador. Como cidadão, eu agradeço à Ilum – Escola de Ciência e ao CNPEM por nos permitir sonhar com um país que tenha autonomia tecnológica. Sem essa autonomia, não poderemos voltar a se desenvolver com pujança econômica e justiça social.
read more

Rodrigo SabatiniEconomista, mestre e doutor em Economia pela Unicamp, é Diretor Acadêmico da FACAMP, onde também leciona desde 2000

A ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão através de sua Diretora, Profa. Akiyo Tamura Mello Freire e Coordenador Pedagógico, Prof. Negipe Valbao Junior, teve grata satisfação em conversar com o Diretor da ILUM, Prof. Adalberto Fazzio e com o seu Coord. Acadêmico e Docente, Prof. Nelson Studart. 

Ficamos positivamente surpresos e motivados com o alto padrão e nível tecnológico de todas as instalações e maquinários da ILUM, bem como, com o corpo docente, que é altamente capacitado e composto por cientistas e pesquisadores, com doutorado e pós-doutorado, com os cursos oferecidos e com os benefícios concedidos para os alunos aprovados em seus processos seletivos.

Iniciativas educativas e formativas como esta, transcendem as que hoje são oferecidas no estado de São Paulo e no Brasil. Permitem que a educação e pesquisa científica alcancem novos patamares, favorecem avanços tecnológicos que serão de suma importância para a boa formação de novos cientistas e pesquisadores, bem como proporcionam o progresso da sociedade.

Tais possibilidades de graduação oferecidas de forma gratuita e com incentivo a estudantes de escolas públicas, tornam mais abrangentes a busca por estudantes interessados em pesquisa, inovação e criação de novas tecnologias e incrementam o surgimento novos de talentos nas diferentes camadas da sociedade.

Enfim, na ocasião da nossa conversa, combinamos a visita do prof. Adalberto Fazzio na nossa Unidade, com uma palestra aos alunos e a nossa visita na Ilum no mês de agosto ou setembro/2022

read more
Akiyo Tamura Mello FreireDiretora da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão.