Inscrições podem ser feitas gratuitamente até 20 de dezembro no site da Ilum; serão oferecidas 40 vagas, metade para alunos da rede pública.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso superior de Ciência e Tecnologia, nível bacharelado. Essa será a terceira turma da faculdade, inaugurada no ano 2022 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Com duração de três anos, em período integral, o curso é gratuito, tem a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e coloca em prática propostas e metodologias pedagógicas inovadoras para a formação de cientistas e pesquisadores conectados com a realidade da pesquisa científica atual e com os desafios do futuro. Sem fins lucrativos, a escola conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC).
“O que nós buscamos, o que nós preparamos, são jovens cientistas experientes, sabendo atacar e resolver problemas, particularmente problemas interdisciplinares. Hoje, as grandes questões da ciência envolvem diversas áreas e o profissional que vai se destacar é aquele que tiver essa visão da ciência como um todo para buscar soluções”, afirma o físico Adalberto Fazzio, diretor da Ilum.
Processo seletivo
Para a terceira turma, serão oferecidas 40 vagas e metade será destinada a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Todos os alunos aprovados terão moradia, alimentação e transporte gratuitos. A escola oferece ainda curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante todo o período em que estiverem na Ilum, com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas instalados.
Os candidatos podem se inscrever, gratuitamente e online, acessando o formulário que ficará disponível no site da Ilum (https://ilum.cnpem.br/) de 18 de setembro até 20 de dezembro. Além de fornecer dados pessoais, os candidatos deverão escrever porque querem estudar ciências e cursar a Ilum. O processo de seleção continua com a somatória da nota do Enem. Após essas etapas, 100 serão convocados para entrevista individual. Serão aprovados aqueles que obtiverem a melhor pontuação considerando todas as fases.