Encontro, que contará com especialistas que atuam em diferentes frentes relacionadas à IA, terá versão on-line com acesso gratuito mediante inscrições

A Ilum Escola de Ciência realiza, entre os dias 8 e 9 de setembro, o 3º Encontro de Inteligência Artificial: Política e Inteligência Artificial. Com inscrições abertas até dia 3 de agosto, o evento abordará temas como a ética na IA, a regulamentação e o uso de tecnologias emergentes e seu impacto na sociedade.
Durante dois dias, especialistas que atuam em diferentes instituições por todo o país e estudam o tema vão ministrar palestras que devem promover o debate interdisciplinar sobre o assunto.
O debate acerca da interdisciplinaridade envolvendo a Inteligência Artificial é um dos objetivos dos organizadores do Encontro, que é aberto ao público em geral de maneira gratuita na versão on-line. Estão reservadas também 50 vagas no modo presencial, mediante taxa de inscrição. Outros 70 lugares no auditório serão destinados aos estudantes da Ilum Escola de Ciência e colaboradores do CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. O evento ocorre no Centro de Vivência da Ilum no CNPEM.
Mais informações sobre o evento e o link de inscrições estão neste link.
Confira um breve currículo dos oito palestrantes do evento e os temas das respectivas palestras:
Anderson da Silva Soares – professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, um dos fundadores do Centro de Excelência em Inteligência Artificial e do bacharelado em Inteligência artificial da UFG. Tema da palestra: “Os impactos da nova revolução industrial impulsionada por IA”
Edmundo Albuquerque de Souza e Silva – doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Los Angeles, professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Pesquisador I-A do CNPq. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Tema da palestra: “Considerações sobre a Era de IA nas Universidades: Desafios e Sugestões”
Giselle Beiguelman – artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória na contemporaneidade. É autora de Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021) e Memória da amnésia: políticas do esquecimento (Edições SESC, 2019). Tema da palestra: “Inteligência Artificial e as Novas Políticas da Imagem: Arquivos Emergentes e Apagamentos Persistentes”
Glauco Arbix – professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Integrou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT, 2007-2011) e foi Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP (2007-2011). Tema da palestra: “IA e pesquisa científica: potencial e riscos”
Iara Lis Schiavinatto – doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, coordenadora do curso de graduação em Midialogia na Unicamp, liderando sua implantação. Professora plena dos programas de pós-graduação em História e em Artes Visuais da Unicamp. Tema da palestra: “Mídias e Imagens em Ação”
Osvaldo Novais de Oliveira Junior – doutor em Física pela University os Wales, Bangor, Reino Unido. Diretor do Instituto de Física de São Carlos-USP. Membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) (2016 a 2020), e é Presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). Tema da palestra: “O Quinto Paradigma e a Geração de Conhecimento por Máquinas”
Ronaldo Mota – pós-doutor em Física pela Universidade de Utah/EUA. Titular da Cátedra Inteligência Artificial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador nível 1 do CNPq em Modelagem e Simulação em Ciência dos Materiais, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Educação, Secretário Nacional de Educação a Distância, Secretário Nacional de Educação Superior e Ministro Interino do Ministério da Educação. Tema da palestra: “As Inteligências Artificias e a Metacognição”
Virgílio Augusto Fernandes Almeida – doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (EUA). Membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. É também membro da ”Academy of Science for the Developing World (TWAS). Tema da palestra: “IA: desafios e oportunidades para pesquisa multidisciplinar”
Sobre a Ilum Escola de Ciência
A Ilum é uma escola de Ensino Superior gratuita, que emprega uma abordagem interdisciplinar para a formação de cientistas e profissionais em Ciência e Tecnologia. Com um modelo educacional inovador, o bacharelado de três anos oferece aulas em tempo integral, conectando Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Humanidades para formar pesquisadores aptos a atuar de forma ética e colaborativa na busca por soluções às questões globais do século XXI. A Ilum é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua proposta de ensino oferece contato precoce com atividades experimentais, seja nos laboratórios didáticos da Ilum ou no CNPEM, em projetos desenvolvidos junto aos pesquisadores.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).