Publicado originalmente em UFABC em 23 de maio de 2024 (este título foi alterado)
Estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC têm a oportunidade de cursar um semestre na Ilum Escola de Ciência, em Campinas-SP, por meio de um programa de mobilidade acadêmica gratuito.
A Ilum é uma instituição de ensino superior inovadora que oferece um modelo de ensino interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. A instituição é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização que integra os laboratórios nacionais de referência para pesquisas em diversas áreas, como saúde, biotecnologia, energia renovável, ciências agroambientais, materiais renováveis e tecnologias quânticas.
A mobilidade oferece a oportunidade para os alunos selecionados de participar do sexto semestre (último semestre) do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum. Durante este período, os alunos farão uma disciplina de tópicos avançados (30 horas), que pode ser escolhida entre as áreas de ciências de dados, da matéria e da vida, além de dedicarem-se à realização do projeto final (300 horas).
Poderão se inscrever para concorrer às vagas apenas alunos provenientes do 6º, 7º ou 8º quadrimestre do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os candidatos selecionados receberão moradia, vale-alimentação, vale-refeição e transporte providos pela llum.
As inscrições estão abertas até 9 de junho de 2024. Confira os requisitos e demais informações sobre a seleção no edital do processo seletivo (PDF).
Outras informações no site: ilum.cnpem.br.
Acordo de parceria
Nesta semana, no dia 21 de maio, o reitor da UFABC, Dácio Matheus, assinou um acordo de parceria com a Ilum Escola de Ciência. Esse termo entre a ILUM e a UFABC permitirá aos discentes da Universidade realizarem mobilidade acadêmica na ILUM e fomentar que egressos da Ilum venham continuar sua formação específica na UFABC.
Atualmente, o Diretor da Ilum Escola de Ciência/CNPEM é o professor Adalberto Fazzio. O físico foi um dos responsáveis pela implantação do modelo interdisciplinar da UFABC, da qual foi reitor entre 2008 e 2010.
Assessoria de Comunicação e Imprensa – UFABC