Atividade voltada aos estudantes do Ensino Médio tem inscrições abertas de 20 de agosto a 15 de setembro
Estudantes do Ensino Médio que estão em um período decisivo de escolhas profissionais, terão a oportunidade de conhecer de perto a proposta inovadora da Ilum Escola de Ciência. A graduação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fará em 28 de setembro o “Ilum de Portas Abertas”, no campus da Escola em Campinas (SP). Para participar, é preciso se inscrever pelo site até 15 de setembro.
A Ilum promove o encontro para apresentar a faculdade e aproximá-la de alunos com interesse em carreiras relacionadas à tecnologia, biologia, ciência de dados, física e matemática. Com a participação de estudantes e professores, o evento busca explicar ao público a proposta de formação interdisciplinar, focada na solução de problemas e nas atividades práticas no ambiente de alta tecnologia do CNPEM.
Durante o sábado (28), os 120 estudantes do bacharelado de Ciência e Tecnologia, que tem duração de três anos, serão os mestres de cerimônia do evento, apresentando a infraestrutura e explicando a proposta do curso. Os visitantes participarão de diversas atividades e entrarão em contato com o ambiente vivido pelos estudantes da Escola de Ciência.
“É um momento em que nossos estudantes têm a oportunidade de propor um projeto, executar uma atividade e trocar com outros alunos. É muito interessante ver o engajamento dos nossos alunos, o interesse deles pela divulgação científica e o desenvolvimento da capacidade de comunicação que eles adquirem ao longo da formação”, explica Vinícius Francisco Wasques, professor da Ilum e organizador do evento.
Ao final da experiência, os participantes poderão tirar dúvidas e conhecer os professores e profissionais que fazem parte do dia a dia da Ilum.
O Ilum de Portas Abertas é realizado desde 2022, ano da primeira turma da graduação. O evento gratuito é uma grande oportunidade para pessoas interessadas conhecerem os diferenciais da Ilum e esclarecer dúvidas sobre a carreira que pretendem seguir.
Estudante da segunda turma da Ilum, Emelyn Alves tinha interesse em ciências biológicas, mas, ao participar do evento em 2022, se encantou com a proposta. “O que mais me pegou foi a possibilidade de ter esse contato direto com a Escola. É muito diferente conversar pessoalmente com os estudantes”, recorda-se.
Bruno Ferreira Brischi, estudante do segundo ano, também esteve na edição de 2022 do Ilum de Portas Abertas. A infraestrutura da Escola de Ciência chamou a atenção dele e, após a experiência, teve certeza de que queria cursar o bacharelado em Ciência e Tecnologia. “Visitar a Ilum, para quem está indeciso, é apaixonante, sobretudo para quem gosta de ciência e têm curiosidade sobre o assunto. Não tem como você entrar na Ilum, em algum laboratório, e não ficar encantado com todos os equipamentos que temos lá.”
Para participar das atividades, é necessário fazer inscrição prévia pelo site. As escolas também podem se inscrever no mesmo período, de 20 de agosto a 15 de setembro, enviando e-mail para ilumcomunica@ilum.cnpem.br.
Inscrições para processo seletivo 2025 começam em 2 de setembro
Para os estudantes interessados em ingressar na Ilum em 2025, as inscrições para o processo seletivo vão de 2 de setembro a 16 de dezembro. O edital já está disponível para consulta no site.
A seleção é composta de três fases: manifestação de interesse, por meio do preenchimento de formulário na página da Ilum; nota do Enem, que é confirmada pela Instituição por meio do CPF do candidato; e entrevistas individuais com os 250 candidatos pré-selecionados.
Além do ensino gratuito, os aprovados contam com moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop equipado ao longo de todo o curso. A passagem para chegar à Ilum, de qualquer lugar do Brasil, também é custeada pela Escola.
Sobre a Ilum Escola de Ciência
Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, conta com financiamento do Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral. Nota máxima pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso proporciona uma sólida base científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar. A grade curricular abrange disciplinas nas áreas de ciências da vida, ciências da matéria, linguagens matemáticas e humanidades, para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CTI. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. Responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).